Pesquisar este blog
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Junior Monteiro – Dos bastidores à idealização
Quando alguém idealiza algum projeto nem sempre quer dizer que essa pessoa estará à frente dele, dos holofotes, da mídia e dos palcos. Assim é com Junior Monteiro, idealizador e um dos principais incentivadores do Troféu Promessas, evento realizado pela Geo Eventos com o apoio da Rede Globo. Normalmente Junior fica nos bastidores, mas suas ideias e iniciativas têm despontando no meio em que atua.
De uma necessidade ele acreditou e viu uma possibilidade. Com o intuito de proporcionar ao mercado fonográfico gospel ainda mais reconhecimento, Junior se inspirou na ideia de valorizar o trabalho daqueles que se dedicam a exaltar o nome do Senhor por meio da música. A Bíblia ensina, em Romanos 3.7: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” Com experiência no Evangelho e conhecimento dessa Palavra, há 11 meses Junior começava a colocar em prática seu sonho, que virou projeto, que tomou forma e saiu do papel. E como saiu! Por falar na forma, a ideia da “Arca da Aliança”, que simbolizava a presença de Deus no Antigo Testamento, marca a identidade visual do Troféu Promessas. E não poderia ilustrar melhor a intenção do idealizador: honrar aqueles que se comprometem em carregar a presença de Deus em canções.
Às vésperas do término da segunda e última fase de votação popular, nada mais oportuno que fazer conhecido às milhares de pessoas que participaram com seu voto – na maioria das vezes muitos votos – como tudo começou. Editar uma só frase do idealizador da premiação gospel do ano seria um tanto indelicado com o leitor. Com a palavra, Junior Monteiro, quem normalmente as pessoas verão por detrás das câmeras e do texto, mas por meio de quem muitos verão a glória de Deus brilhar em cada idealização. Confira!
A importância do Troféu Promessas
A importância de um troféu em qualquer segmento é fundamental porque incentiva as pessoas do meio a se empenharem cada vez mais. Você pega pessoas que não são do meio e são formadoras de opinião para olharem os trabalhos que estão sendo feitos. Isso incentiva novos projetos, motiva os produtores e todos os envolvidos com o meio fonográfico evangélico. Procuramos fazer um trabalho de excelência. Existem pessoas olhando e avaliando cada trabalho. Então, considero a iniciativa do Troféu Promessas um incentivo muito grande. E o viés desse Troféu é que ele não apenas nos leva a valorizar e incentivar os trabalhos, como também a não perdemos o foco de que o nosso trabalho é para a honra e glória do Senhor, é para o louvor de Deus, para atrair a glória de Deus e bendizer o seu nome. Esse troféu nos faz sempre manter o foco, com o objetivo em mente. Nosso trabalho tem que ser com a maior excelência possível porque é para Deus. O benefício dessa premiação é que ela é mais um instrumento para ajudar a manter o nível de qualidade, de engajar as pessoas a fazerem mais e melhor para o Senhor.
Como surgiu a ideia da premiação
O Troféu surgiu de uma maneira bem peculiar. De uma conversa que nós tivemos no final de 2010 com Leonardo Ganem, atual presidente da GEO Eventos, e com Emílio C. Magnago, diretor comercial da Som Livre. Conversamos sobre o carinho e o respeito que a Globo, o grupo Globo de Comunicação e a Geo Eventos, tem no meio evangélico. E nessa conversa eles questionaram se não tinha nada novo ou diferente para se fazer. Foi um almoço informal, colocamos duas coisas que estavam muito ausentes ainda a nível nacional no nosso meio que conseguisse agregar todo o segmento e que fosse algo totalmente democrático e um festival de nível nacional como nos moldes dos que são realizados fora do país. Assim surgiu o Troféu Promessas e o Festival Promessas. Mas com muito cuidado de concepção. Existem muitos instrumentos de honra, mas queríamos algo diferente. Essa foi a idealização do Troféu.
Qual foi a principal preocupação que teve na concepção do projeto
De achar algo que pudéssemos trazer um benefício de um Troféu para o meio, mas não deturpar a real intenção da música evangélica. Conseguir um prêmio, incentivar, motivar, trazer todos os benefícios que uma premiação traz ao segmento sem deturpar, sem contaminar a real intenção da música cristã. Esse foi o grande norte dessa idealização. Conseguir um prêmio, incentivar, motivar, trazer todos os benefícios que uma premiação traz a um segmento, sem deturpar, sem contaminar, sem macular as intenções do louvor e do nosso trabalho que é para o Senhor.
Balanço do projeto
As pessoas precisam ter em mente que foi algo que aconteceu de janeiro deste ano para cá, tanto no desenho do projeto, como na execução. Se fôssemos olhar naturalmente seria algo que iríamos rascunhar, desenhar e preparar para 2012. Mas devido à empolgação da Globo e da Geo Eventos, sobre o projeto, quiseram antecipar isso ao máximo e não perder a oportunidade. Não podemos de forma alguma fazer um balanço desse projeto sem tomar como base quando ele começou. O Troféu Promessas foi desenhado e idealizado em janeiro, para ser executado meses depois. Cinco meses depois ele já foi ao ar e de uma maneira muito democrática, participativa e imparcial. O meu balanço é super positivo. Estou surpreso porque realmente superou minhas expectativas.
Um troféu democrático
O Conselho Gestor formado para esse Troféu foi algo fabuloso, pessoas com grande representatividade, legitimidade e experiência no meio. E estamos usando isso para fazermos mudanças, adaptações e melhorias para o Troféu Promessas do ano que vem. Como também creio que no próximo ano terão melhorias para 2013 e assim por diante. A participação, o envolvimento e o engajamento dos cantores, das gravadoras, dos ministros de louvor, dos pastores, dos selos evangélicos e dos ministérios foi muito legal. Algo que me surpreendeu muito. Essa abrangência no meio artístico foi muito interessante e a participação popular mais ainda. Nós ultrapassamos a marca de 2 milhões de votos na primeira fase de votação e creio que ainda teremos números mais expressivos na segunda fase. Estou muito satisfeito com o resultado que obtivemos até aqui, embora saibamos que em 2012 teremos melhorias e adaptações visando uma premiação cada vez mais elaborada e preparada, sem perder a essência dele que é: não contaminar o meio e ser totalmente democrático com todas as instituições que estão participando, com voto 100% popular.
Troféu Promessas e Quartel Design
A Quartel Design tem um papel fundamental desde o nascimento do projeto. A primeira pessoa que soube do Troféu foi o Marcus Mota, General de Criação e Sócio-diretor da Quartel Design. Foi a primeira pessoa após o almoço com o Leonardo Ganem e com o Emílio Magnago, que soube da possibilidade dessa premiação. Foi com ele que nos reunimos a noite para montarmos todo o escopo da apresentação que ia ser realizada na Globo, na qual foi realmente efetivado o Troféu no cronograma da Globo para 2011. Então, a Quartel, além de ser a primeira a saber, foi também quem comigo desenhou tudo, a identidade, a arte, que captou a ideia que tive da arca e o porquê dela. Lembro que a Quartel estava conosco desde quando estávamos registrando o domínio do projeto, ou seja, ela é, sem dúvidas, a ‘parteira’ do Troféu Promessas.
Quartel Design – Assessoria
Por Ana Paula Costa (Coronel de Comunicação) e Thalita Daher (Capitã de Comunicação)
E-mail: imprensa@trofeupromessas.com.br
Site: www.quarteldesign.com
Twitter: @quarteldesign
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário